sábado, 5 de novembro de 2011

HOMICÍDIOS X CVLI


Por: Eduardo Lucena

            Estava eu contemplando os absurdos números dos homicídios em Alagoas neste mês de Outubro (198), quando me deparei com um problema de semântica: O termo correto seria Homicídio ou CVLI? Bem, antes de tudo, seria interessante esclarecer ao nobre leitor o que é este tal de CVLI.
            CVLI, ou, Crime Violento Letal e Intencional é o novo termo para Homicídio (ato de matar alguém) atualmente utilizado em alguns estados brasileiros e que está substituindo o termo anterior, talvez com o interesse de maquiar números de mortes violentas. Sim, maquiar mesmo pois, se vocês não notaram, a sigla CVLI contem a palavra INTENCIONAL, cuja qual força a interpretação de crimes de morte somente serem considerados como tal quando há a INTENÇÃO de matar...filosofia pura!
            Estão vendo se tal termo emplaca por aqui. Seria cômico se não fosse trágico, mas resolver a problemática de mortes violentas com equações burocráticas só enfatiza a falência do nosso sistema de segurança pública, tentando agora fazer com que os números diminuam através das ditas “estatísticas oficiais” ou seja, dos números de CVLI acontecidos num dado período.
            Caros  leitores, pra mim pouco importa se continuaremos chamando por Homicídio ou CVLI, a verdade por aqui é uma só: Homicídio ou Crime Violento Letal e Intencional já tem sigla e designação própria:
A-L-A-G-O-A-S : Aqui, Lentamente, AGOnizamos Acéfalos e Solitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário