segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brincadeiras expressas do Vice-Governador

Por: Eduardo Lucena
http://celiogomes.blogsdagazetaweb.com/2011/04/05/nono-pm-e-reajuste-salarial/

Lincando na notícia acima, estaremos diante de algumas "verdades numéricas" ditas pelo Vice-Governador do Estado de  Alagoas; Bem, como ele queria colocar a sua mão à palmatória caso alguém rebatesse em números a sua "eloquente e insofismável" tese, coloco abaixo a resposta dada ao Vice-Governador:

Eduardo Lucena 05. abr, 2011 às 18:59 #
Respondendo ao Vice-Governador…(com números):
O ítem sobre a idade dos Policiais está correto: A tropa está sim envelhecida; mas tem mais…além de envelhecida, o efetivo de 8.000 policiais precisa ser debitado 1/12 avos referentes aos policiais que devem tirar férias mensalmente; nos resta cerca de 7.200; deve-se ainda retirar destes, os policiais que trabalham administrativamente, o que é essencial para o suporte da tropa operacional; vamos tirar, por baixo, cerca de 600 policiais: sobram 6.400; vamos retirar agora os policiais que trabalham nas diversas assessorias, o que nos daria um número aproximado de 400 policiais; sobram 6.000; destes, vamos retirar agora os policiais que se encontram de licença médica, baixados, licença para tratamento de saúde de pessoa da família,alcoólatras, etc, etc, etc…por baixo,(bem por baixo) eu diria menos 600 policiais; sobram 5.400. Bem, agora, utilizando a escala de serviço mais simples, 24X48, nós teríamos cerca de 1.800 policiais para serviço diário, devendo estes policiais estarem divididos entre Capital e interior; sendo ainda benevolente com os números, teríamos 900 policiais no interior para cerca de 2.000.000 (dois milhões de habitantes), e na Capital, 900 policias diariamente, o que, segundo o Vice- Governador e um suposto cálculo de relação policial X habitante, dizem, dito pela ONU, teríamos uma proporção na Capital de 1 policial para 1.100 habitantes; no interior, teríamos 1 policial para 2.100 habitantes. Se fossemos utilizar a dita (des) proporção da ONU (vide: http://gpsegalagoas.blogspot.com/2011/04/des-proporcao-da-onu-repetindo-pedidos.html ), teríamos que ter 1 policial para 250 habitantes. Ufa! Cansei…bem caros leitores, façam então as contas e, talvez nós precisemos um pouco mais de policiais do que os números apresentados pelo vice-governador…Salário? Pra que? Segundo outros cálculos especializados, nós estamos muito bem, obrigado.


Eduardo Lucena 05. abr, 2011 às 19:05 #
…À propósito, estou também à disposição do Vice-governador para discutir em cima de números e para debater também sobre segurança pública, suas nuances e seus problemas, sem nenhuma conotação politiqueira mas extremamente técnica pois, ao contrário de suas declarações, nós servidores públicos não somos tão alienados como ele pensa!

Um comentário:

  1. Lucena,

    Nada justifica um governador não querer conversar tecnicamente com seus administrados. Por mais ocupado que seja um gestor, determinados assuntos são de prioridade máxima.

    Além do próprio absurdo da relação dada, sinto tristeza de constatar que a grande maioria das pessoas não se aprofunda nestas questões para exigir uma resposta séria e honesta do governo. Cada um do povo que mantém sua ignorância dos assuntos da governança deixa o governo mais cínico para perpetuar essas mentiras. Uma pena.

    Façamos nossa parte. Divulguemos as informações o mais possível. Sejamos nós mesmos mais transparentes do que o que desejamos para o outro. Até o ponto que trabalhar em segurança pública implique inapelavelmente em manusear dados concretos e confiáveis. Afirmar e governar, mas com números que fundamentem as ações administrativas.

    André.

    ResponderExcluir